Dia Mundial Contra o Racismo!

Dia 21 de Março, diga NÃO ao Racismo!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Racismo nas Escolas!

Infelizmente hoje-em-dia deparamos-nos com várias atitudes de Racismo nas escolas!

A Associação SOS Racismo manifestou hoje "solidariedade" com a comunidade cigana de Barqueiros, em Barcelos, e "repúdio" pelo "acto discriminatório encapuçado de projecto de integração" da escola local, que separou uma turma de alunos ciganos dos restantes estudantes.
 Excerto de noticia retirada de:
 http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/sos-racismo-repudia-acto-discriminatorio-em-escola-de-barcelos_1369730

Critica:

Na minha opinião considero lamentável que ainda exista este tipo de racismo.
São ciganos! Sim, e que tem? É uma raça assim como todas as outras no Mundo assim como a nossa que é designada de caucasiana. Ser Caucasiano ou ser Cigano penso que não deixamos de ser Seres-Humanos. Podemos ter costumes diferentes mas penso que até se torna favorável porque se o Mundo tivesse só um único costume tornava-se "pobre" a este nível.
Nesta notícia envolvem crianças. Crianças que por vezes não têm culpa nenhuma da infantilidade de certos pais. Não quero fazer qualquer tipo de discriminação mas por vezes existe elementos da raça Cigana que tornam as coisas, digamos, um pouco complicadas. Não sabemos ao certo se os comportamentos que esta raça por vezes revela são por culpa de outras raças. Vamos por um fim à Discriminação!
Somos todos iguais, quer sejamos Brancos ou Pretos. Todos temos um coração, por isso vamos deixá-lo viver de uma forma tranquila.

NÃO ao Racismo!!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vários Tipos de Racismo S:

Infelizmente, diariamente, podemos deparáramo-nos com vários tipos de racismo. Apesar de ser vergonhoso temos que estar informados sobre aquilo que realmente nos poderá “ferir” um dia!

Racismo individualRealça-se nos lugares mais estranhos, nas atitudes, nos comportamentos e até nos interesses pessoais que estão socializados entre várias raças.

Racismo institucionaldemonstrado em dados oficiais, por exemplo aqueles que são discriminados no nosso sistema de trabalho, na Justiça, na Economia, na Política e nas instituições.

Racismo culturalManifesta-se nos valores, nas crenças, na religião, na língua, na música, na filosofia, na estética, entre outros.

Racismo primárioÉ um fenómeno emocional ou passional, sem qualquer elaboração ou justificações.

Racismo comunitarista ou diferencialistaÉ um racismo contemporâneo que se apropriou dos pontos centrais do anti-racismo, ou seja que raça não é natureza.

Racismo ecológico ou ambientalÉ a forma ou subespécie mais recente de discriminação, contra a
“Mãe Terra”.


terça-feira, 22 de março de 2011

Brasileira queixa-se de racismo em Portugal!

Uma cidadã brasileira diz ter sido vítima de racismo em Portugal e queixa-se de não ter arranjado emprego precisamente devido à sua nacionalidade.


Janice Delunardo, de 34 anos, veio para Portugal em 2001 com o sonho de ser realizadora de cinema e com uma oferta de emprego. Sete anos depois está a planear regressar ao Brasil, desiludida com o cenário com que encontrou, contou à BBC Brasil.


«Quando chegámos em Portugal, deparámo-nos com uma realidade completamente diferente da que imaginávamos. Fomos enganados. Não tinha emprego nenhum», revelou.


Formada em publicidade e com uma especialização em Cinema e TV, Janice diz ter ouvido um «não» numa loja, apenas por ser brasileira. «A discriminação acontece em todos os lugares e a todo o momento, mesmo que seja de maneira indirecta. Acho isso muito injusto porque, no Brasil, somos abertos a todos os estrangeiros. A minha filha nasceu aqui, mas ainda não tem direito à cidadania portuguesa. Ela fala o português de Portugal, mas não pode ser portuguesa», lamentou, referindo ter sido vítima de racismo.



Opinião/Critica:


Considero lamentável a falta de cooperação para com as diferentes raças existentes no Mundo. É vergonhoso para o nosso País ser motivo de discussão nos outros países. Portugal como país que é deveria de dar o exemplo. Considero também que, neste caso, é imcompreendivel não terem dado trabalho a esta mãe. Sou da opinião que todos devemos de ter os mesmos direitos e por isso, mais uma vez, considero vergonhoso que ainda existem factos e noticias como estas.

De onde surgiu a palavra racismo?

A palavra racismo foi originada na junção dos termos raça e “ismo”, sendo a palavra mãe “raça”.

Raça + “ismo” = Racismo

Antes de percebermos o significado da palavra racismo temos primeiro que estar familiarizados sobre o significado de raça.
Raça é o grupo de indivíduos pertencentes a um tronco comum e que apresentam particularidades análogas entre os membros da mesma espécie.
A palavra raça teve origem no Latim, ratio, que significa espécie.´


Assim podemos concluir que racismo é uma teoria que nos indica que uma certa raça é superior a outra com particularidades diferentes. É uma atitude preconceituosa e discriminatória contra indivíduos de certas raças ou etnias.