Janice Delunardo, de 34 anos, veio para Portugal em 2001 com o sonho de ser realizadora de cinema e com uma oferta de emprego. Sete anos depois está a planear regressar ao Brasil, desiludida com o cenário com que encontrou, contou à BBC Brasil.
«Quando chegámos em Portugal, deparámo-nos com uma realidade completamente diferente da que imaginávamos. Fomos enganados. Não tinha emprego nenhum», revelou.
Formada em publicidade e com uma especialização em Cinema e TV, Janice diz ter ouvido um «não» numa loja, apenas por ser brasileira. «A discriminação acontece em todos os lugares e a todo o momento, mesmo que seja de maneira indirecta. Acho isso muito injusto porque, no Brasil, somos abertos a todos os estrangeiros. A minha filha nasceu aqui, mas ainda não tem direito à cidadania portuguesa. Ela fala o português de Portugal, mas não pode ser portuguesa», lamentou, referindo ter sido vítima de racismo.
Notícia retirada do seguinte site: http://diario.iol.pt/noticias/racismo-discriminacao-portugal-brasil-cidada-brasileira-janice-denulardo/931511-291.html
Opinião/Critica:
Considero lamentável a falta de cooperação para com as diferentes raças existentes no Mundo. É vergonhoso para o nosso País ser motivo de discussão nos outros países. Portugal como país que é deveria de dar o exemplo. Considero também que, neste caso, é imcompreendivel não terem dado trabalho a esta mãe. Sou da opinião que todos devemos de ter os mesmos direitos e por isso, mais uma vez, considero vergonhoso que ainda existem factos e noticias como estas.
Sem comentários:
Enviar um comentário